terça-feira, 5 de abril de 2011

Como será o mercado dos Smartphones em 2015?

 Fonte da Imagem: (Digitaltrends.com)
Um estudo levado a cabo pela International Data Corporation (IDC), empresa de estudos e pesquisas de mercado, prevê que o mercado dos smartphones irá crescer 49,2% durante o ano de 2011, devido a um crescente número de usuários que irão substituir os velhinhos e até mesmo os actuais telemóveis por smartphones.

Este relatório vai ao encontro de um outro estudo recente, também realizado pela IDC, que antevê que o número de downloads de aplicativos móveis irá crescer de 10,9 bilhões em 2010 para 76.9 biliões até 2014.

Embora o crescimento do mercado dos smartphones seja bastante fácil de prever, a IDC também faz previsões sobre a quota de mercado à volta das plataformas dos smartphones para 2015. Contudo, esta é uma área onde os mercados estão muito cépticos relativamente à futura viabilidade destes serviços. Mesmo assim, e fazendo um apanhado geral os dois estudos da IDC  chegaram a uma conclusão idêntica onde prevêem que uma das plataformas de maior sucesso no mercado, a Android, terá participações de mercado de 45,4% dentro de quatro anos, enquanto que as suas  concorrentes, BlackBerry e iOS, terão participações de 13,7% e de 15,3%, respectivamente.

Mas as notícias e os números nãs se ficam só por aqui, pois existem ainda dois casos de relativa importância: a plataforma Symbian apresenta-se pela negativa, uma vez que a sua continuidade não faz parte dos planos a longo prazo da Nokia, e prevê-se uma queda de 0,2%. O outro caso, pela positiva, é o do Windows Phone 7 (WP7) que tem previsões de conseguir alcançar uma quota de mercado na ordem de uns impressionantes 20,9%, o que poderá impulsioná-los para o segundo lugar por uma grande margem.
É, definitivamente possível, mas apesar da parceria da Microsoft com a Nokia ser um forte alicerce para o sucesso, podemos e iremos certamente testemunhar altos e baixos nesta longa estrada que Nokia e Microsoft estão a construir. Uma das grandes incógnitas e suspeita de que esta parceria conseguirá singrar está na adaptação do sistema Nokia com o WP7e este perder a capacidade de resposta devida tornando-o num grande fracasso. Mas, más línguas existem e sempre existirão e somente este caso poderá impedir o crescimento estrelar desta parceria.

O que têm a dizer sobre estas previsões da IDC? Pode o Windows Phone 7 alcançar o segundo lugar no mercado até 2015? Não hesite em compartilhar as suas opiniões deixando o seu comentário e classificação do artigo.


Top Opiniões | Blog de Informação e Opinião | Mantenha-se ligado!

0 comentários:

Enviar um comentário